Modelo de Declaração de Trabalho – Exemplos grátis!

O modelo de declaração de trabalho é um documento que pode ser necessário em diversas situações do nosso cotidiano, o seu principal objetivo é comprovar o vínculo de trabalho.

Diante de algum evento importante, aula na faculdade, provas, ou outra situação, a declaração de trabalho pode ser usada como justificativa para faltas, atrasos ou outras justificativas nessas situações.


Saiba qual a importância da declaração de trabalho, quais são os dados necessárias, dicas e modelo para sua declaração.
Modelo de Declaração de Trabalho

Importância da declaração de trabalho

A declaração de trabalho é utilizada quando há necessidade de atestar que a pessoa trabalha ou trabalhou em determinada empresa, sendo muito importante para documentar as informações prestadas.

A declaração pode ser feita tanto pela empresa que o trabalhador é funcionário, por pessoas que exercem funções domésticas em casa de terceiros e até para profissionais que exercem trabalho autônomo.

Existem diversos modelos de declaração de trabalho, entre elas:

  • Declaração de trabalho simples;
  • Declaração de trabalho para trabalhador autônomo;
  • Declaração de trabalho doméstico;
  • Declaração de trabalho para creche dos filhos;
  • Dentre outras.

A linguagem utilizada na declaração de trabalho deve ser formal, conforme a norma culta da Língua Portuguesa, expressando de forma cordial e compreensível todas as informações necessárias.

Dados necessários de uma declaração de trabalho

Como todo documento, a declaração de trabalho também requer dados essenciais para informar o que se deseja. Na declaração pode ser necessário informar os seguintes dados:

  • Nome da empresa;
  • Endereço da empresa;
  • Nome completo do funcionário;
  • Funções ou cargo exercido pelo funcionário;
  • Carga e horário de trabalho;
  • Data da emissão da declaração;
  • Assinatura do responsável pela empresa;
  • Dentre outros dados, conforme o objetivo da emissão do documento.

Outros dados podem ser requeridos, conforme as informações que se deseja prestar com essa declaração, podendo ser mais ampla ou específica.

Caneta e papel na mão

Dicas de como escrever uma declaração de trabalho

A declaração é um documento que preferencialmente deve ser redigida em computador e impressa, sendo assinada pelas partes que fazem parte da declaração.

Em alguns tipos de declaração de trabalho é necessário também assinatura de testemunhas e sua autenticação em cartório, é o caso da declaração de trabalho para trabalhador autônomo.

Mesmo nas declarações simples, é preciso registrar as informações de maneira formal, direta e compreensível.

Algumas declarações existentes são:

Declaração de trabalho simples: as informações devem ser passadas de forma clara e mais objetiva possível, escritas em terceira pessoa, com as informações de: nome completo, CPF, RG, data de nascimento, dentre outros.

Na declaração para faculdade, por exemplo, é necessário incluir o número de Registro acadêmico (R.A.) do estudante. Caso necessite, a declaração pode relatar acontecimento mais detalhado para justificar faltas ou atrasos.

Para finalizar, informe o local, data e assinatura, devendo ser assinada por responsável da empresa.

Declaração de trabalho creche: pode ser exigida pela instituição de ensino. Essa declaração é mais comum para que a instituição possa matricular a criança na creche.

Os pais devem redigir o documento em primeira pessoa, com as seguintes informações: nome da empresa que exerce atividade, horário de trabalho, informações de contato, devendo ser redigida e assinada pelo responsável da criança.

Declaração de trabalho autônomo: para trabalhador que exerce atividades como autônomo. Deve ser feita pelo próprio trabalhador, informando: atividade, carga horária de trabalho e assinatura do trabalhador e até 2 testemunhas.

Declaração de trabalho doméstico: para trabalhador que exerce atividade em casas de família, devendo conter as informações da declaração simples.

Escrevendo Declaração de Trabalho no Computador

Modelos de declaração de trabalho

Para colaborar, colocamos o download do modelo da declaração em DOC (Word) e PDF, confira:

Modelo Simples: PDF | DOC
Modelo Simples 2: PDF | DOC
Modelo Creche: PDF | DOC
Modelo Autônomo: PDF | DOC
Modelo Autônomo 2: PDF | DOC

É só baixar, editar e imprimir sua declaração de trabalho!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.