Modelo de Declaração de Residência – Exemplos para baixar!

O modelo de declaração de residência é utilizado quando se tem a necessidade de comprovar seu endereço de residência. O documento pode ser solicitado em diversas situações do cotidiano.

No nosso dia a dia são diversas as ocasiões que necessitamos de comprovação de residência, desde acesso a serviços bancários e estudantis até aos serviços públicos.


Saiba qual a importância dessa declaração, quais são os dados necessários que compõem o documento, dicas e modelo de declaração de comprovação de residência.

Modelo de Declaração de Residência

Importância do modelo de declaração de residência

A declaração é exigida quando há necessidade de confirmar a residência da pessoa, sendo muito utilizada quando não se há conta emitidas no nome do indivíduo endereçadas para a sua residência, como em conta de água e luz, por exemplo.

A declaração de residência é muito importante para comprovar as informações de endereço prestadas. O documento pode ser redigido pelo próprio interessado, ou pelo dono do imóvel atestando que sua residência é no endereço informado.

Muitas vezes, é necessário anexar uma conta de consumo no nome do dono do imóvel ou de outra pessoa, desde que essa seja a que assine a declaração.

Alguns casos bem comuns de necessidade da declaração, são:

  • Abertura de conta bancária;
  • Matrícula em escola, faculdade ou outros cursos;
  • Cadastro em serviços públicos;
  • Dentre outros casos que exigem a comprovação do endereço de residência.

A linguagem utilizada na declaração é importante, devendo ser clara e com objetividade, informando os dados necessários, utilizando a norma culta da Língua Portuguesa.

Analisando Declaração de Residência

Dados necessários de uma declaração de residência

A declaração necessita conter os dados básicos que prestem a informação exigida. Os dados que podem fazer parte da declaração de residência são:

  • Nome completo e dados básicos, como: RG e CPF do declarante;
  • Endereço completo do declarante;
  • Nome completo do proprietário do imóvel ou do assinante da declaração;
  • Dados básicos, como: RG e CPF, assinatura do proprietário do imóvel;
  • Data e local da emissão do documento;
  • Dentre outros dados, conforme a finalidade da declaração.

Algumas instituições podem requerer declaração mais específica, assim o emissor deve verificar junto a instituição quais são os dados que ela necessita que sejam informados no documento.

executivo com declaração de residência

Dicas de como escrever uma declaração de residência

A melhor forma é redigir a declaração em computador e fazer a sua impressão, assim é possível deixar o documento legível e livre de erros ortográficos.  A assinatura do documento é necessária após a sua impressão.

Muitos órgãos e instituições pedem que o proprietário reconheça a firma da sua assinatura em cartório. Por isso, o declarante deve saber se há ou não a necessidade desse procedimento. O reconhecimento da assinatura é exigido sobretudo em órgãos públicos, porém também podem ser exigido em outros locais.

Além do proprietário do imóvel, outros podem assinar a declaração, é o caso das pessoas que residem no mesmo endereço, desde que tenha conta de consumo ou fatura emitidos em seu nome para o endereço informado na declaração.

Exemplo: casal que mora junto, mas que não tenha casado no civil, nesse caso uma das partes pode assinar a declaração, desde que o assinante possua conta ou fatura em seu nome com o mesmo endereço de residência do declarante.

Modelo de Declaração de Residência

Modelos de declaração de residência para baixar

Para te ajudar, colocamos o download em PDF e DOC (Word) de alguns modelos da declaração.

Modelo 1: PDF | DOC
Modelo 2: PDF | DOC
Modelo 3: PDF | DOC
Modelo 4: PDF | DOC
Modelo 5: PDF | DOC

Você pode baixar, editar e imprimir a sua declaração de residência!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.